FONTE DO SABER 

 

EXISTEM RITUAIS NO ESPIRITISMO?

EXISTEM RITUAIS NO ESPIRITISMO?

Cada religião e doutrina possui suas particularidades, no espiritismo não é diferente, existem algumas características que são muito comuns entre os espiritas e alguns costumes realizados em seus centros e locais de reuniões. Esses costumes existem por conta das inúmeras formas de praticar a doutrina, porém, no espiritismo não existe nenhum tipo de ritual. Saiba nessa matéria se existem ou não rituais no Espiritismo.
Entretanto, o que existe nos centros são uma junção das práticas espíritas sempre designando seus ensinamentos para o bem. Praticar o bem é o cerne da religião, e fazer isso gratuitamente é promover ainda mais a imagem de um Deus que quer ver seus filhos bem e em seus caminhos.
O QUE SÃO RITUAIS? EXISTEM RITUAIS NO ESPIRITISMO?
Em todas as religiões, o que deve ser mais comum, acima de ritos e costumes são os seus objetivos. Uma religião existe para que a bondade e a paz seja difundida entre as pessoas, para que a mensagem de amor transmitida no evangelho seja o sustendo de nossas gerações, e no espiritismo, acredita-se que quanto mais reencarnamos, mais evoluídos estamos, até chegarmos em um estado de graça por todas as experiências vividas.
Os rituais são conjuntos de práticas consagradas que são realizadas por uma finalidade ou religião. Porém, não podemos dizer que existem rituais no espiritismo. O que existe pode se assemelhar a rituais no espiritismo, mas não é o que acontece.
QUAIS SÃO AS PRÁTICAS ESPÍRITAS?
São diversas e diferentes as práticas realizadas em centros espíritas, mas por serem algo que se repete em diferentes lugares, são comparadas com rituais, mas na verdade, na doutrina os aspectos mais importantes estão no interior de cada um. É a sintonia com o que está acontecendo, a conexão com o que está sendo aprendido e estudado.
FUNDAMENTOS DO ESPIRITISMO
Os principais fundamentos e também as maiores causas do espiritismo é que fazer o bem é um principio que todos devemos ter. Não adianta frequentarmos locais que propagam o amor se não o praticamos. A bondade deve ser participante do nosso dia a dia, nós devemos observar o mundo com outros olhos e entender que em toda a vida passaremos por experiências diferentes que muito podem agregar em nossas vidas. Devemos entender que todos os seres possuem luz dentro de si, mas que muitas vezes é difícil de enxergar essa luz. Por isso, o compromisso de praticar o bem a todos sempre será um desafio, mas devemos estar dispostos a aceitar de bom grado e correr atrás de nossos objetivos com muita fé, acreditando que estaremos sempre em um processo de grande evolução.
A evolução humana é nosso principal objetivo e no espiritismo são observadas essas práticas com muito afinco. Evoluir é o destino e o caminho para todos e enquanto não desencarnamos, devemos buscar essa evolução diariamente, seguindo os preceitos e praticando o bem a todos, independente de classe social ou situação que a pessoa se encontre. Somos nós que determinamos o melhor para as nossas vidas e por isso, devemos entender que a mudança e nosso desenvolvimento, partirá apenas de nossas decisões. Somos nossos responsáveis.
Desconhecemos o autor
MAIS AQUI                                                            Imprimir